Startup brasileira revoluciona mercado com criação de perfume funcional amazônico

Por Cibele Maciel – Agencia Sebrae (Imagem: reprodução site)

Linha de perfumaria inovadora foi desenvolvida dentro da Oka Hub, incubadora do Sebrae que apoia pequenos negócios ligados à bioeconomia amazônica

Inspirada na ancestralidade amazônica e na força dos saberes dos povos tradicionais, a startup Amazon Cure criou uma linha de perfumes funcionais. Produzido com insumos nativos da Amazônia, a inovação nasceu dentro do laboratório da empresa que fica instalado na Oka Hub, incubadora e aceleradora do Sebrae que apoia pequenos negócios ligados à bioeconomia da Amazônia, em Belterra (PA), na região de Santarém.

Desenvolvido pelo professor doutor em farmacologia botânica José Carlos Tavares e CPO da Amazon Cure, a linha de perfume funcional faz parte da marca Terra Preta Biocosméticos e apresenta um novo conceito de perfumaria. “É algo totalmente inovador, uma nova visão da perfumaria porque além do aroma extremamente agradável, o perfume tem efeito adaptógeno que proporciona o bem-estar nas pessoas”, explica.

O desenvolvimento do perfume funcional é resultado de aproximadamente dois anos de estudos, sem contar quase 10 anos de dedicação à pesquisa sobre as propriedades de essências e óleos voláteis no corpo humano. “Não estou falando de aromaterapia, mas sim dos efeitos benefícios que esses óleos voláteis de bioativos amazônicos causam em contato diretamente com a pele”, enfatiza o professor Doutor.

O professor José Carlos Tavares e o CEO da Amazon Cure, Frank Portela. Foto: Márcia do Carmo.
Segundo ele, o grande diferencial do produto é considerar os efeitos farmacológicos desses óleos voláteis. “Não é apenas a mistura de essências com um cheiro muito gostoso – algo que os perfumistas das grandes indústrias fazem, se preocupando apenas com o cheiro e o aroma”, frisa Tavares que, recentemente, foi reconhecido entre os 2% dos cientistas mais influentes do planeta, segundo a prestigiada Top Researchers List 2025, da Universidade de Stanford (EUA).

Autoconhecimento e conexão com a natureza

O perfume funcional foi lançado em duas fragrâncias. A masculina é chamada Karú e uma feminina, Iahara. De acordo com a Amazon Cure, a linha de perfumes amazônicos é um convite ao autoconhecimento, unindo ciência e sabedoria ancestral.

“São nomes de origem tupi-guarani que significam estados de paz e harmonia com a natureza. Quando você diz que um homem está Karú, ele está tranquilo, calmo”, comenta.

De acordo com ele, a fragrância feminina pode ser usada por mulheres para diminuir mal-estar durante o período menstrual e enxaquecas. No caso dos homens pode ajudar na regulação do estresse e atenuar comportamentos agressivos.

Acesse o artigo completo na Agencia Sebrae

Site relacionado
https://amazoncure.com.br/

Compartilhe: