Lá vem ela: a viajante. Isso mesmo, não só porque eu escrevo a coluna sobre turismo e viagem aqui no Portal da Cidade Blumenau, mas esse é o meu maior assunto na roda de amigos.
Acontece que viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter. A pergunta “por que você viaja?” pode ter respostas tão diversas quanto as pessoas que a respondem.
Hoje nós vamos explorar algumas das razões e objetivos que podem impulsionar uma jornada.
Por que você viaja?
Cada viagem começa com um desejo pessoal, um impulso que nos leva a explorar novos horizontes. Para alguns, viajar é uma forma de escapar da rotina, enquanto para outros é uma maneira de encontrar novas inspirações. Para começar uma nova vida em outro país, para estudar ou até mesmo fugir um pouco da realidade.
Alguns objetivos de viagem:
Turismo
O turismo é sem dúvida, a razão mais popular para viajar! Afinal, quem não gosta de aproveitar as férias enquanto conhece pontos turísticos, museus e comidas diferentes?
É a oportunidade de conhecer novas culturas, ter experiências gastronômicas novas ou exóticas e ver paisagens deslumbrantes. Apesar de tudo isso, o turismo também é a chance de se conectar com a história e a tradição de um lugar e, muitas vezes, é o primeiro passo para um aprendizado mais profundo, o que eu chamo de: sair da caixa.
Intercâmbio e estudos
Viajar para um país onde se fala um idioma diferente pode ser uma experiência transformadora. Falo por experiência própria, já fiz três intercâmbios de idiomas (Irlanda, Inglaterra e Espanha) e em cada um deles vivi mudanças como pessoa.
O intercâmbio é uma forma prática e imersiva de aprender e aprimorar uma nova língua. Além das aulas, a interação diária com nativos, o uso cotidiano da língua em coisas simples como ir ao mercado, pegar o transporte público e o envolvimento com a cultura local proporcionam uma grande aprendizagem.
Tem também aqueles que preferem ingressar no ensino superior em outro país para aprimorar o currículo acadêmico e profissional. Confesso pra vocês que uma das minhas grandes vontades é fazer o meu mestrado no exterior!
Explorando outros motivos de viagem
Além desses objetivos práticos, viajar também pode ser uma jornada pessoal profunda e aqui é o que me move! Alguns dos motivos que levam as pessoas a viajar:
Encontrar a si mesmo: Em uma nova cidade ou país, longe das pressões e responsabilidades do cotidiano, podemos encontrar um espaço para refletir e descobrir mais sobre quem realmente somos. A distância física das rotinas pode permitir uma viagem mais honesta e reveladora para dentro de nós. José Saramago diz que “é preciso sair da ilha, para ver a ilha” e eu tenho que concordar com o mestre.
Perder seus medos: Atravessar fronteiras pode ser um exercício de coragem. Enfrentar novos desafios, lidar com o desconhecido e sair da zona de conforto são maneiras poderosas de superar medos e inseguranças. Cada nova experiência pode se tornar uma oportunidade para crescer e ganhar confiança. E também para lembrar da nossa capacidade!
Ter uma experiência mística: Em alguns casos, viajar é uma busca por experiências mais profundas e espirituais. Visitar locais sagrados, participar de rituais ou simplesmente encontrar a paz em uma paisagem serena pode proporcionar uma sensação de conexão com algo maior. Aqui lembro da minha visita à Isla del Sol! Uma ilha localizada na Bolívia que é sagrada e é considerada um dos chakras do mundo.
Tudo que você quiser ser: Finalmente, viajar pode ser uma oportunidade de se reinventar. Em cada destino você pode explorar diferentes aspectos de si mesmo e experimentar novas identidades. Não é que você se tornará uma pessoa completamente diferente, mas a gente se permite a simplesmente ser. Com menos julgamentos, com outras formas de pensar, sabe? A gente se permite!
No final, cada viagem é uma combinação única de motivos e experiências. Ao embarcar em uma jornada, você pode descobrir não apenas o mundo ao seu redor, mas também um novo mundo dentro de si mesmo.
A magia da viagem está em sua capacidade de transformar, desafiar e inspirar, oferecendo uma infinidade de formas de crescimento pessoal e profissional. Viva isso. Tem muita potência.
Saiba mais sobre Manu Fernandes
Manuela Fernandes, nasceu em São Paulo e se mudou com os pais para Blumenau quando tinha apenas seis anos de idade. Ela sempre quis viajar, desde muito nova, mas foi depois de concluir a graduação em Publicidade e Propaganda que decidiu traçar as rotas e conhecer o mundo.Semanalmente, Manu compartilha a experiência dela viajando por mais de 15 países e três intercâmbios, além de trazer conteúdos locais e curiosidades sobre as cidades da região e do estado.
Publicado originalmente
Por que viajamos? (portaldacidade.com)