As possibilidades da internet raiz

Por Manoel Fernandes Neto
Foto: Unplash: os pioneiros entenderão. 🙂

Falar sobre oportunidades para médias e pequenas empresas é sempre um desafio quando a área é de comunicação e internet.

Ambiente lúdico em sua raiz, obra de grandes hackers(1), a internet se transformou. Quando chegou comercialmente ao Brasil em 1995, a alegria era o real combustível de motivação. Naquela época, desbravadores de “mata fechada”, o “todo dia é feriado” era a máxima levada no seu sentido literal. Sem hora pra dormir, sem hora para levantar. “Release early, release often”(2) como mantra que embalava mentes e corações que esqueciam o que era de fato o dinheiro, mesmo que os boletos batessem na porta no final do mês.

Mas o tempo passou. Soluções foram descobertas, grandes empresas ditaram normas, paradigmas foram restaurados em nome de uma nova economia, que de nova não tinha nada, somente o velho e bom mercado com suas relações monetárias e sua busca pelo “primeiro milhão”.

Muita gente sucumbiu, muita gente se reinventou, poucos alcançaram o pote de ouro no final do arco íris. A foto do Bezos de 1999 em uma sala modesta nos primórdios da Amazon é somente um símbolo amarelado para manter ilusões.

Hoje, empresas que estão na internet sabem que precisam “ralar muito” para buscar um pequeno lugar ao sol. Somente quando você é do show business ou fala essencialmente para um nicho consegue aumentar sua comunidade exponencialmente. Todos os outros negócios, empresas pequenas e médias de variados serviços e produtos têm que investir em conteúdos criativos e aumentar suas interconexões além das redes, com parcerias e boas ideias.

E, novamente, a vivência na internet raiz pode fazer diferença, com referências antigas e ainda válidas: o humor inocente, as ideias não estereotipadas, as criações socialmente responsáveis; mensagens que falem de diversidade de pensamento e conquistas humanistas. Claro, além dos produtos e serviços.

“Os mercados são conversações” é uma ideia que não envelhece. Focar somente em soluções que requerem grandes verbas publicitárias e para impulsionamento pode representar uma frustração em grande escala.

Viver a internet raiz nas suas soluções, aliado a um bom planejamento é um dos caminhos promissores para resultados. .

Vamos conversar? Clique no link da bio e acesse nosso WhatsApp

Referências:

1- Hacker no sentido da origem do termo, como especialistas, inovadores, desbravadores, conhecedores de determinada área. Diferente do termo cracker ligado a crimes digitais,

2- “Release early, release often”, em tradução livre “Lançamento antecipado, lançamento frequente”; é uma filosofia de desenvolvimento de software que enfatiza a importância de lançamentos iniciais e frequentes na criação de um loop de feedback entre desenvolvedores e testadores ou usuários, ao contrário de uma estratégia de lançamento baseada em recursos.

Por Manoel Fernandes Neto

Compartilhe: